Cuidador de Idosos

Em termos práticos abordaremos a postura profissional incluindo: a educação, o desempenho adequado com responsabilidade das funções, pontualidade, cumprimento de normas e rotinas, comprometimento, interesse, comportamento no local de trabalho e apresentação pessoal, moral e ética.

Paranaguá - PR

29/08/2022

19-22h → e Seg

116 horas

Detalhes

O curso visa capacitar pessoas que estejam trabalhando ou pretendam trabalhar diretamente como cuidadores de idosos e ainda não possuam formação adequada. O cuidador é o indivíduo que presta assistência a pessoas de qualquer idade, sejam elas saudáveis enfermas e/ou acamadas, em situações de risco e fragilidade. O curso busca oferecer aos interessados, conhecimentos atualizados sobre as doenças que mais acometem a população idosa, os cuidados necessários para favorecer a manutenção da autonomia e qualidade de vida dos idosos, bem como sobre o papel legal do Cuidador.
Ao término do curso você estará qualificado para trabalhar em Clínicas de Repouso, Centros de Convivência e Casas Particulares, prestando todos os cuidados necessários à saúde e entretenimento de idosos e/ou pessoas com limitações físicas e mentais. 

OBJETIVO
Preparar o profissional a auxiliar idosos que apresentam limitações para realizar as atividades e tarefas da vida quotidiana, fazendo elo entre o idoso, a família e serviços de saúde ou da comunidade, observando possíveis alterações no estado geral e promovendo atividades de entretenimento, visando melhor qualidade de vida.

PRÉ-REQUISITOS
Ensino fundamental completo.

MERCADO DE TRABALHO
Desde 2001, o trabalho do cuidador de idosos é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está incluído na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), código 5162-10, mas ainda não existe a profissão de cuidador de idosos. Tramitam no Congresso três projetos de lei - dois na Câmara dos Deputados (PL 6.966/2006 e PL 2.880/2008) e um no Senado (PL 284/2011) - que visam regulamentar o trabalho do cuidador e torná-lo uma profissão. 
A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE.
Os últimos anos, em consequência de diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas têm vivido mais tempo. Os avanços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade. Diante da situação atual de envelhecimento demográfico e aumento da expectativa de vida, algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade. Cabe ressaltar que o cuidado no domicílio proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e, dessa forma, reduz as complicações decorrentes de longas internações hospitalares.
 

Cuidador de Idosos

Eu Quero!

Local: Paranaguá - PR

Data: 29/08/2022

Horário: 19-22h → e Seg

Carga Horária: 116 horas

Programático

Auxílio para a locomoção nas diversas condições (muletas, andadores, cadeiras de roda, etc.);
Aspectos anatômicos e fisiológicos do envelhecimento;
Doenças relacionadas ao envelhecimento;
O cuidar: autocuidado, autonomia e independência, lazer e ocupações terapêuticas, cuidados higiênicos e conforto, atividades físicas, alimentação do idoso, respeito à capacidade funcional, medicação, nutrição, saúde oral, sono, sinais de alerta que demandem providências médicas ou psicológicas, segurança e fatores de risco;
Cuidados especiais como prevenção de úlceras por pressão;
Situações de risco, prevenção e cuidado;
Finitude e morte;
Direitos e deveres dos cuidadores de idosos;
Acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades diárias, identificando interesses e preferências, propondo atividades de lazer e integração social que respeitem sua individualidade e privacidade, incentivem sua autoestima e independência e promovam sua saúde e bem-estar pessoal.

Opções de Pagamento

 Visa Mastercard Amex Elo Aura JCB Discover

Também aceitamos pagamento em dinheiro, depósito ou boleto

MAIS CURSOS CURSOS RELACIONADOS